O Dia de Campo é um eficiente método de divulgação de novas tecnologias e práticas agropecuárias sustentáveis voltadas para o meio rural. Vem sendo usado, no Brasil, desde que o serviço de extensão rural foi implantado em 1948 (EMATER-RJ, 1996). É um método de comunicação grupal e utiliza uma metodologia que possibilita uma demonstração prática da experiência visitada. Este método permite a troca de conhecimento, desperta e motiva nos participantes o interesse em adotar novas práticas (EMATER-MG, 2006).
O Dia de Campo é um método grupal e complexo que permite a reunião de um grupo de pessoas, entre 50 a 100 participantes (produtores rurais de uma região). A opção por este método deverá ser feita quando se deseja mostrar a várias pessoas em um único dia, uma ou mais práticas e ou tecnologias referentes a um tema, em determinada área comercial ou estação experimental, onde estão sendo obtidos bons resultados e que merecem ser conhecidos, possibilitando aos produtores a observação, discussão e análise das questões tecnológicas, econômicas, sociais e ambientais passíveis de implementação (FRANÇA, 1993).
O desempenho de uma empresa em relação aos seus concorrentes é baseado na fatia de mercado sobre a qual ela é capaz de controlar. Essa parcela de mercado é chamada de market share. Esse cálculo simples permite que empresas entendam como estão no mercado em que atuam. Entender o quanto do seu mercado sua empresa possui permite a você reconhecer a eficiência de sua empresa e lhe fornece dados para fazer mudanças se necessário.